• Época Negócios Online
  • Época Negócios Online
Atualizado em
Pesquisa lista as melhores redes móveis do Brasil (Foto: Reprodução/Pexel)

Pesquisa lista as melhores redes móveis do Brasil (Foto: Reprodução/Pexel)

A Claro tem a melhor rede móvel do país, segundo relatório apresentado pela Tutela, empresa canadense de crowdsourcing. O resultado está no Relatório de Desempenho de Rede para o Brasil 2019, que analisou mais de 16 milhões de dispositivos durante o primeiro trimestre deste ano. A Claro se saiu vitoriosa nos quesitos “qualidade de consistência excelente” e no tradicional “velocidade de download”, parâmetros que avaliam o desempenho das redes de acordo com as necessidades dos usuários.

Até pouco tempo atrás, o principal fator de análise era a velocidade de download. No último relatório, a Tutela levou em conta outros requisitos, como as condições para conseguir uma boa experiência no uso de aplicativos populares de streaming de vídeo de alta definição, chamadas de vídeo em grupo e navegação em redes sociais. São esses fatores que constituemo quesito “qualidade de consistência excelente”.

Dentro desse parâmetro, a Claro teve vantagem sobre as demais operadoras, apresentando bom desempenho em 62,3% dos testes. Na prática, o número significa que, em locais onde há sinal da Claro, usuários conseguirão usar a rede em alta qualidade 62,3% das vezes. Em segundo lugar, ficou a TIM (52,6%); depois, vieram a Vivo (51,7%) e a Oi (44,5%). 

Quando se fala em velocidade de download de 3G e 4G, a Claro fica em primeiro lugar com 10,17 Mbps, a Vivo em segundo (8,32 Mbps), a Tim em terceiro (7,97 Mbps) e a Oi em quarto (6,65 Mbps). Na velocidade de upload, a Claro segue na liderança, com 5,50 Mbps. Na sequência, vêm Tim (5,21 Mpbs), Vivo (4,45 Mbps) e Oi (3,96 Mbps).

Loja da operadora Claro, que pertence à América Móvil (Foto: Reprodução/Facebook)

Loja da operadora Claro (Foto: Reprodução/Facebook)

Em nota, Leandro Demarchi, diretor executivo da Tutela para a América Latina, falou sobre o setor de telefonia no Brasil. “Com 143 milhões de usuários, é um dos maiores mercados do mundo. Assegurar um nível consistente de serviço não é uma tarefa fácil para os operadores”, diz o comunicado.